25/10/2020

Desafio da Corrida de Compreensão leitora


 Na Semana do Livro e da Biblioteca, alguns desafios, visitas, rodas, eventos, curiosidades. Vamos ao desafio, de hoje. Quem acertar todas, ganhará um livro da autora, ok? Pelo correio-postal. E até um certificado por ter participado do desafio.

1.   25/10, Dia do Dentista. Qual dos títulos que tem uma cena sobre a higiene bucal, lembrando a data de hoje. Sabe contar essa cena?
2. Nessa semana, tivemos, também o Dia da Praça. Qual desses títulos o protagonista passeia numa praça de Brasília e que praça é esta?
3. Cidadania é pra quaisquer idades. Que livro aborda essa temática? Sabe o exemplo que a criança deu de uma ação de cidadania?
4. Artista e arteiro são características de um personagem de qual livro? Sabe qual é o seu talento de artista?
5. Um delicioso alimento, ao final de cada história, compõe uma trilogia Receita Saudável. Quais os personagens do primeiro livro dessa série e que livro é este?
6. Criaturinhas admiráveis nos dão o recado para cuidarmos de nosso meio-ambiente. Qual é o livro que aborda esse tema?
                                          Boa sorte! Abraço com muitas leituras... 

19/10/2020

Academia Inclusiva apoia o Dia das Crianças...


 Organização de Alessandra Alexandria, recém-empossada na Diretoria de Conectividade da AIAB, o sarau encantou a todos que participaram, mantendo o grupo no whatsApp para futuras conexões. Parabéns Alessandra pelo cerimonial compartilhado e  Eloisa pelo belo vídeo e sua simpatia, recebendo todas as crianças no Dia do Sarau, em 10/10/2020.

18/10/2020

 https://elfaroluzyciencia.com/2020/07/13/cuento-lango-y-tixa-hablando-de-la-vida-dinora-couto-navegantes-literarios/

17/10/2020

Participação em sarau/posse virtual da AIAB...


 Jeanne Santos declama poema  poema sobre turismo em Brasília e comenta sobre os livros da trilogia Receita Saudável. Jeanne é membro da Academia Inclusiva de Autores Brasilienses - AIAB.

11/10/2020

Açucena recita "As borboletas" de Cecília Meireles, em sarau infantil


 Dia 10/10/2020,  Açucena que faz o papel de secretária na Biblioteca José Henrique, seu irmão, declamou, ao vivo, no Sarau infantil pelo Dia das Crianças, idealizado por Alessandra Alexandria.  Veja o vídeo nos preparativos para o sarau. E você já declamou algum poema?

1ª Festa no blog dinoracouto.blogspot.com


   Dia 12/10/2020,  Dia da Criança.  O único requisito é seguir o blog. Se criança, acompanhado de seu responsável que marca em SEGUIR, ok?  Inscreva-se, vá lá e já marque o seu lugar.  Atrações mirins, enquetes, sorteios, seleção dos comentários mais significativos e até certificados à quem tiver mais acertos. Vamos brincar de conhecimentos no Dia da Criança? 

 



04/10/2020

No mês da criança, a rotina e homenagem de uma família exemplar

Rotina organizada, na pandemia, de uma família que é um exemplo.

 
 

No lançamento deste blog, apreciem a organização .

25/08/2020

7º aniversário da Rede Sem Fronteiras - Convite

 
Toda exibida com o sucesso da Feira em Portugal, estou lá, com meus livros e numa extraordinária coletânea com 103 participantes. Mais ou menos 60 brasileiros representados por nossa guerreira Dyandria Portugal.
E o primeiro a adquirir a coletânea, com várias brasilienses e brasileiros, e não pudemos ir, foi o Presidente de Portugal, dizem que um leitor voraz! Olho a foto, os vídeos e, daqui, estou morrendo de vontade de estar lá, acompanhando tudo.
Dyandreia Portugal, a diretora de todos esses sonhos, a nossa gratidão. Mandou-nos esse release que proponho uma pauta quente, tamanha organização em tudo!

Dinorá Couto Cançado
55 - 61-999701366
 

Rede Sem Fronteiras presente em

mais uma Feira Literária Internacional

Fonte: Assessoria de Imprensa

"A Rede Sem Fronteiras, mais uma vez, fomenta a cultura lusófona, divulgando e promovendo escritores além-fronteiras. Desta vez, trata-se da 90ª Feira do Livro de Lisboa - Portugal, onde, com um estande próprio, apresentará as produções literárias de escritores brasileiros e lusófonos.

O estande receberá obras de 60 autores, contudo, apenas 6 residentes na Europa estarão presentes. Os brasileiros - a grande maioria - serão representados, uma vez que, devido à pandemia, não poderão viajar. Entre esses autores, estão grandes líderes, como presidentes de respeitáveis Academias e Associações Culturais. A Escritora Dinorá Couto Cançado participará, representando o Distrito Federal

A Presidente da Rede Sem Fronteiras, Dyandreia Valverde Portugal, que hoje reside em Portugal, relatou: “Todo o processo para fazermos parte da Feira este ano já estava pronto quando a pandemia foi decretada. Tínhamos a confirmação presencial de mais da metade dos escritores inscritos, com passagens compradas. Devido à crise, paralisamos tudo e ficamos na expectativa da organização cancelar a Feira, porém a data foi só adiada. O quadro da crise em Portugal é muito diferente do que no Brasil, portanto, os organizadores se sentiram confiantes e resolveram realizá-la ainda este ano. Para minimizarmos a decepção e os investimentos dos escritores, resolvemos manter o estande, em menor tamanho, de forma mais modesta, mas, ainda assim, estarmos presentes para expor as obras inscritas dos escritores ausentes, de forma criteriosa e responsável. Com essa nova realidade, as seções de autógrafos foram canceladas, no entanto, teremos o prazer e a honra em representá-los e apresentar suas obras para os editores e leitores portugueses.”

A Rede Sem Fronteiras, em comemoração ao seu aniversário de 7 anos, tinha ainda organizado uma programação off-Feira, com visitas a bibliotecas e livrarias para que os escritores realizassem o “bate-papo com o autor”, parceria com Academias e entidades literárias, saraus, jantar de gala, passeios culturais e muitas outras atividades que foram canceladas e transferidas para 2021, quando a comitiva já montada este ano, somada a novos escritores que se inscreverão para participar no ano que vem, poderá estar presente em Portugal.


Apesar da ausência física da comitiva de brasileiros este ano, a Rede Sem Fronteiras manteve para a ocasião o lançamento oficial da Coletânea Sem Fronteiras pelo Mundo... Vol. 5, que conta com as produções de mais de 100 coautores e o prefácio da Presidente da UBE – União Brasileira de Escritores, Marcia Barroca. Além disso, a Rede Sem Fronteiras lançará oficialmente, também, a Editora Portuguesa Letras Graciosas, mais um produto da Rede, agora em Portugal, que funcionará como ponte direta para o Brasil, desenvolvendo projetos literários em terras lusitanas.

Rede Sem Fronteiras é uma entidade cultural que desenvolve e divulga a cultura brasileira e lusófona em todo o território nacional brasileiro e para leitores de língua portuguesa residentes em mais de 20 países do mundo, nos cinco continentes, com o lema: “Juntos, somos mais fortes!” Seu objetivo é promover, difundir e fomentar a cultura e a produção de seus membros, além-fronteiras, por meio de projetos literários e culturais, eventos e parcerias com Universidades, Fundações, Associações, Academias e entidades afins.

Para mais informações sobre a Rede Sem Fronteiras, ou para solicitar os regulamentos para a participação da Feira do Livro de Lisboa de 2021 (presencialmente ou se fazendo representar) ou para os regulamentos de uma das coletâneas e eventos, contate o e-mail: contato@redesemfronteiras.com.br. E siga a Rede Sem Fronteiras nas redes sociais para acompanhar suas ações." 



 

06/08/2020

Acróstico

Brasília, beleza que encanta.

Dinorá Couto Cançado


Protegida pela Unesco, uma das mais belas cidades
A maior realização de um sonho modernista
Tombada como patrimônio cultural, assim é Brasília.
Recorde o início desta história, os espaços, as obras,
Incluindo até árvores, um tombamento bem singular.
Monumental, o Eixo, a avenida mais larga do mundo
Outros como o Eixão, os eixinhos e até o eixo rodoviário.
Na beleza dos palácios, da ponte JK e Lago Paranoá
Inúmeras outras nos encantam, os vitrais, cidade-parque,
O Catetinho, a Catedral, os ipês floridos, o cerrado!


De prédios do governo local, Memorial JK- a oeste
A
Ministérios, Palácio do Planalto, Congresso-a leste.


Hoje, com setor novo, o Complexo Cultural da República
Uma dupla obra, com Museu e Biblioteca Nacional.
Mais cultura, com Teatro Nacional, o Festival de Cinema...
A construção alta da cidade, com mirante:a Torre de TV.
Na grandeza da ação de Juscelino Kubitschek de Oliveira
Ilustres nomes como Niemeyer, Lúcio Costa, Athos Bulcão
Deram vida e beleza à Brasília: cidade-inovação
A partir de um sonho, de ser a capital do país
Da plena integração arte com arquitetura surge Brasília
Eleita patrimônio, beleza que encanta e nova capital da cultura.